Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal
Configura-se pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa envolvendo o corpo docente visando à produção científica vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq – Gplan, no qual se ancora o Programa de Pós-Graduação. O cenário das transformações socioambientais vivenciadas atualmente no Cerrado e no Pantanal enfatiza a necessidade do espaço geográfico ser compreendido na ótica científica a partir da sua produção e as relações estratégicas estabelecidas. Assim, estão atreladas à área de concentração duas linhas de pesquisa. A linha de pesquisa Dinâmica Natural e Análise Socioambiental tem a finalidade de analisar, diagnosticar e prognosticar as condições e o uso dos recursos naturais pela sociedade; A linha de pesquisa Espaço, Ensino e Representação, voltada à formação de profissionais docentes e pesquisadores com foco no estudo do espaço e suas representações, considerando o perfil profissiográfico do curso de graduação da IES (licenciatura e bacharelado).
1 – Dinâmica Natural e Análise Socioambiental
Contemplam nessa linha estudos direcionados ao campo e temáticas da Geografia Física, principalmente os que se referem à análise, diagnóstico e prognóstico das condições ambientais resultantes das dinâmicas produtivas e ações públicas nos domínios de Cerrado e Pantanal. Dessa forma, são desenvolvidas pesquisas relacionadas à análise das dinâmicas ambientais em diferentes escalas, com ênfase nos processos de degradação ambiental e possibilidade de manejo, análise das dinâmicas econômicas, políticas e socioambientais que definem modelos de desenvolvimento; investigação das estruturas e dos processos físicos da natureza e das derivações antropogênicas e suas interações com o processo de produção do espaço geográfico; planejamento e gestão ambiental, nos aspectos do uso dos recursos naturais e potencialidades ambientais, diagnósticos e reflexos na qualidade de vida da população. Dinâmica Natural e Análise Socioambiental.
Docentes pertencentes à linha de pesquisa: Edna Maria Facincani; Emerson Figueiredo Leite; Lucy Ribeiro Ayach; Valter Guimarães; e Vitor Matheus Bacani.
2 – Espaço, Ensino e Representação
Integram-se a esta linha estudos com o intuito de ampliar e aprofundar as abordagens do ensino e pesquisa em Geografia, focados nas questões relacionadas às práticas pedagógicas, resgate de identidades a partir da percepção do espaço, nas investigações sobre as transformações e/ou degradações ocorridas no espaço geográfico, bem como suas representações utilizando-se mapeamento digital, aplicação de geotecnologias e ferramentas de geoprocessamento. Enfoca, ainda, a representação espacial sob a perspectiva conceitual e pedagógica, propiciando ao aluno um espaço de reflexão, elaboração e construção do saber geográfico docente incentivando ao exercício do magistério.
Docentes pertencentes à linha de pesquisa: Eva Teixeira dos Santos; Jaime Ferreira da Silva; Paulo Roberto Joia; e Vicentina Socorro da Anunciação.