Apresentação

A implantação do Programa de Mestrado em Geografia no Campus de Aquidauana justificou-se pela demanda não só na cidade polo, mas também em nível regional, uma vez que em toda a região do Pantanal e da Serra da Bodoquena existe apenas um Programa de Mestrado pela UFMS, na modalidade profissional em Estudos Fronteiriços em Corumbá e dois em Aquidauana na modalidade acadêmico, pela UEMS, em Agronomia e Zootecnia. Desta forma, o Programa oferece desde sua concepção o Curso de Mestrado em Geografia na modalidade acadêmico, o qual concentra todas as atividades do Programa.

  • Vagas: 10
  • Periodicidade: Anual
  • Prazo para Conclusão: 12 a 24 meses
  • Carga Horária Mínima: 20 (vinte) créditos em disciplinas, sendo 08 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias e 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas; 30 (trinta) créditos para Dissertação e 4 (quatro) créditos em Atividades Complementares.

O Programa tem como objetivo geral propiciar o desenvolvimento de uma melhor capacitação de recursos humanos para o exercício das atividades de pesquisa e de assessoramento técnico científico e para a atuação no magistério superior, direcionados para as questões geográficas de interesse social, além de contribuir para fomentar o conhecimento de temas relacionados com as suas linhas de pesquisa.

Considerando seu caráter de interface entre a análise social e a natural, a aproximação e a busca pelo Programa poderão ocorrer, predominantemente, por áreas como Agronomia, Antropologia, Arquitetura, Educação, Sociologia, História, Biologia, Ecologia, Geologia, Turismo, Jornalismo, Administração e Saúde Pública, em se tratando de áreas que buscam o diálogo e a formação na Geografia.

O Programa possui uma área de concentração – Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal abrigando duas linhas de pesquisa: Dinâmica Natural e Análise Socioambiental e Espaço, Ensino e Representação.

A linha de pesquisa em Dinâmica Natural e Análise Socioambiental dedica-se à análise das relações sociedade-natureza que se configuram nas dinâmicas ambientais relacionadas, principalmente, às mudanças socioespaciais e da formação e transformação das territorialidades, bem como os diagnósticos e reflexos na saúde e qualidade de vida da população. Já na linha de Espaço, Ensino e Representação congrega-se uma busca de instrumentação envolvendo características socioculturais do ambiente e território para as práticas em Geografia, abordando-se neste campo do ensino, a produção teórica e de recursos pedagógicos e materiais instrucionais, além do estímulo ao uso de ferramentas da comunicação e novas tecnologias.

Como objetivos específicos, elencaram-se os seguintes:

  1. a) realizar pesquisas visando à produção de conhecimentos na área de Geografia, relacionados aos aspectos físicos, socioambientais, econômicos e culturais dos domínios Cerrado e Pantanal;
  2. b) identificar áreas e selecionar temas e questões pertinentes à pesquisa geográfica no contexto do Estado de Mato Grosso do Sul.
  3. c) propiciar a capacitação metodológica e técnica de especialistas ligados aos estudos dos ambientes inseridos nos domínios Cerrado e Pantanal; e
  4. b) incentivar a produção de conhecimento motivador de ações e políticas voltadas ao uso e ocupação da região, bem como a elaboração de projetos de sustentabilidade.

A estrutura curricular é hoje composta de disciplinas e atividades que visam incorporar as transformações da ciência geográfica, demonstradas por seus avanços teórico-metodológicos, pela introdução de novas temáticas nos estudos e pesquisas geográficos, demandadas pelas dinâmicas dos processos espaciais e ambientais, relacionadas à área de concentração – Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal e distribuídas nas duas linhas de pesquisa: Dinâmica Natural e Análise Socioambiental e Espaço, Ensino e Representação. Desta forma, foram elencadas como créditos obrigatórios as disciplinas Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia e Seminário de Pesquisa (oito créditos); Estágio Docência – obrigatória para alunos bolsistas, sendo opcional aos não bolsistas (quatro créditos), Atividades Complementares, que compreendem: publicações, atividades coordenadas, participação em palestras, colóquios, mini cursos, oficinas e outros, sendo seus respectivos valores definidos pelo Colegiado do Programa (quatro créditos) e Dissertação (30 créditos). Para a conclusão do Curso o aluno deverá completar no mínimo, 20 (vinte) créditos em disciplinas, sendo 08 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias e 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas; 30 (trinta) créditos para Dissertação e 4 (quatro) créditos em Atividades Complementares. Atualmente o Programa conta com nove professores credenciados.

Desde sua concepção, o Curso de Mestrado contou com 39 alunos ingressantes (10 em 2014, 2016 e 2017; e 09 em 2015), da mesma forma, houve 19 titulações (01 em 2015; 09 em 2016 e 2017). Assim, o Curso conta na atualidade com 20 alunos matriculados (turmas 2016 e 2017) e nenhuma desistência ou reprovação.

Missão

Socializar o conhecimento, promovendo a formação e o aperfeiçoamento do capital humano.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Geografia foi submetido e aprovado pela CAPES em 2013.  Em março de 2014, iniciou as atividades com a primeira turma, composta de 10 alunos e a dedicação de oito professores doutores. No ano de 2015, contou com o ingresso de nova turma contendo 09 alunos e com 01 titulação, já nos anos de 2016 e 2017, o Programa voltou a ter ingresso de 10 alunos por ano, bem como teve 09 titulações em 2016 e 10 titulações em 2017. Atualmente conta com nove professores doutores em sua estrutura docente, vinte alunos matriculados e zero desistência ou reprovação. Com isso, o Programa de Pós-Graduação em Geografia, ampliou as perspectivas acadêmicas locais e regionais, sendo mais uma opção de capacitação de recursos humanos na área.