Egressos e docentes do PPGGEO,CPAQ têm artigos publicados no periódico Ateliê Geográfico

Postado por: Geovandir Lordano

Com grande relevância para a divulgação científica, a revista Ateliê Geográfico é um periódico quadrimestral, classificação A2 no sistema Qualis, com publicação de artigos científicos revisados por pares a cegas no campo de Geografia e ciências conexas, com base em seus méritos acadêmico e científico, visando a contribuição do conhecimento e a originalidade. Em sua edição de abril de 2020, foram publicados dois artigos científicos de autoria de mestres egressos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGGEO/CPAQ.

De autoria da Ma. Lidiane Perbelin Rodrigues e do Dr. Emerson Figueiredo Leite, o artigo  “Análise da dinâmica da paisagem do Pantanal da Nhecolândia (MS)“, apresenta o mapeamento do Uso e Cobertura da Terra para os períodos de cheia e seca dos anos de 1987, 1995, 2005 e 2017, aplicando as técnicas de Álgebra de Mapas, gerando, assim, os mapas de Mudança Espaço-Temporal Sazonal (MMS) e de Mudança Espaço-Temporal Histórica (MMH), os quais demonstram, respectivamente, as mudanças espaciais ocasionadas pelas inundações sazonais e as mudanças decorrentes da dinâmica socioambiental no período de trinta anos (1987-2017).

Localização do Pantanal Brasileiro e da Sub-região da Nhecolândia.

Já o artigo “Prevalência e perfil sociodemográfico de suicídios e tentativas de suicídios ocorridos em Aquidauana e Anastácio/MS, Brasil, no período de 2007 a 2016: contribuição ao aperfeiçoamento de políticas de prevenção” de autoria do Me. Evando Nantes Camargo e da Dra. Eva Teixeira dos Santos, utilizando-se de fontes como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), da Unidade Regional de Perícia e Identificação – URPI / Polícia Civil, das Vigilâncias Epidemiológicas do Município de Aquidauana e do Município de Anastácio, e do 1º Subgrupamento de Bombeiro Militar de Aquidauana, apresenta um levantamento dos   perfis   sociodemográficos   registrados  nas  ocorrências   e   tentativas   de   suicídio   ocorridas   nos   municípios  de  Anastácio  e  Aquidauana,  Estado  de  Mato  Grosso  do  Sul  no  período  de  2007  a  2016.

Localização dos municípios de Aquidauana e Anastácio/MS.

Os artigos completos, assim como toda a edição v.14 n.1 (2020) da Revista Ateliê Geográfico podem ser acessados no site: https://www.revistas.ufg.br/atelie