Cerrado e Pantanal são destaques na edição v. 17 (2020) da Revista Pantaneira

Postado por: Geovandir Lordano

A Revista Pantaneira, dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, acaba de publicar uma nova edição ( V 17-2020). Com editoração dos professores Emerson Figueiredo Leite (PPGGEO/CPAQ/UFMS) e Fernando Rodrigo Farias (CPAQ/UFMS), a Revista tem como um dos seus objetivos divulgar as pesquisas científicas de pesquisadores do Campus de Aquidauana bem como as pesquisas de outras universidades do Brasil. É também um espaço e uma oportunidade para divulgar nossa região nas diferentes temáticas.

A edição deste ano oferece ao público leitor:
• Uma entrevista com o Professor Dr. Antônio Firmino de Oliveira Neto (Clique aqui).

Artigos:
• “A mulher no espaço rural de Naviraí-MS: êxodo ou permanência”, de autoria de Anderson Bem (Clique aqui).

• “A cidade e o rio: Quase crônica sobre uma cidade pantaneira”, de autoria de Antônio Firmino de Oliveira Neto e Carlos Martins Júnior (Clique aqui).

• “Expansão da área urbana da cidade de Aquidauana/MS”, de autoria de Alfredo Aguirre da Paixão, Lidiane Perbelin Rodrigues, Paulo Roberto Joia (Clique aqui).

• “Ensino por Investigação Como Ferramenta Para Tratar Questões Ambientais”, de autoria de Maicon Velasco de Melo, Magno Sá de Souza, Tatiane do Nascimento Lima (Clique aqui).

• “Por uma maior aplicabilidade do Sistema de Gerenciamento de Gestão de Recursos Hídricos do Brasil: criando uma estrutura de gerenciamento de recursos hídricos para uma Bacia Hidrográfica”, de autoria de André Geraldo Berezuk (Clique aqui).

• “Efeito da sazonalidade em área de ecótono Cerrado e Pantanal na abundância de insetos”, de autoria de Bruna Barba Algarve, Fabiana De Abreu Dos Santos, Luciane Gomes Freire, Silvia Thais Pereira de Melo, Tatiane do Nascimento Lima (Clique aqui).

Segundo o professor Emerson Figueiredo Leite (professor do PPGGEO e editor do periódico): “A Revista Pantaneira é uma importante ferramenta para a divulgação científica, sobretudo das pesquisas desenvolvidas nas regiões do Cerrado e do Pantanal. Possibilita que pesquisadores da UFMS e de outras Instituições encontrem seu público alvo, possibilitando que o conhecimento seja transmitido e construído sob diversas perspectivas e múltiplos olhares”. 

Para ter acesso a edição completa da Revista Pantaneira, acesse o link: Revista Pantaneira

Compartilhe:
Veja também