MESTRADO EM GEOGRAFIA DO CAMPUS DE AQUIDAUANA REALIZA PESQUISA DE CAMPO NO PANTANAL, VINCULADO A PROJETO INTERINSTITUCIONAL

Postado por: Adriana Wagner

O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Campus de Aquidauana/UFMS realizou no período de 04 a 08 de agosto de 2025, a segunda expedição geográfica pelos Pantanais de Aquidauana, Miranda e Abobral. O trabalho de campo faz parte do projeto de pesquisa intitulado: RISCOS HÍBRIDOS REPERCUTIDOS E OS CENÁRIOS MATERIALIZADOS FACE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO PANTANAL DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL, coordenado pela Profa. Vicentina Anunciação, com o apoio da CAPES.

O Projeto reúne forças de pesquisadores da UFMS Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGEO/Aquidauana e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC/Campo Grande; Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Maranhão, promovendo importantes trocas científicas em prol de resultados que possam subsidiar melhorias ambientais e sociais. As atividades realizadas consistiram no levantamento de dados dos aspectos físicos e socioambientais, com ênfase na paisagem e mudanças climáticas e identificação de impactos ambientais, além de visitas à escolas e comunidades rurais, proporcionando análises reflexivas acerca da realidade local, contemplando o âmago das particularidades do lugar para pensar novas ações inerentes à realidade dos diferentes atores sociais diretamente envolvidos no processo.

Face aos desafios inseridos na compreensão das emergências climáticas nos aspectos sui generis do Bioma Pantanal, com ênfase nas subregiões do Pantanal Sul-mato-grossense: Aquidauana, Miranda e Abobral, o projeto coloca em evidência a necessidade de analisar a materialização e as repercussões dos riscos híbridos na gestão ambiental e territorial, principalmente com os atores sociais. Nesse sentido, evidenciar os fatores que contribuem para o desencadeamento e o aumento da incidência dos riscos socioambientais associado a pauta climática no Bioma, além de promover ações e perspectivas educacionais no processo de sensibilização e conscientização para o enfrentamento das emergências climáticas no Pantanal.

Os resultados encontram-se ainda em análise, porém, preliminarmente, apontam sérias preocupações com as mudanças e conservação do Pantanal.

A equipe de pesquisadores agradece o apoio da Direção do Campus de Aquidauana/CPAQ, respectiva Coordenadoria de Administração – COAD e coordenação do Curso de Mestrado PPGEO/CPAQ. De forma especial agradece as instituições apoiadoras que não mediram esforços, por meio de seus representantes, para atender o grupo com demasiado carinho e respeito ao trabalho realizado: Prefeitura de Aquidauana (Direção da Escola Pantaneira; Secretaria de Planejamento); Prefeitura de Miranda (Secretaria de Turismo; Secretaria de Meio Ambiente) e Polícia Militar Ambiental de Miranda.