Docentes e Discentes Egressos do PPGGEO/CPAQ têm artigos publicados em Revistas Científicas

Postado por: Geovandir Lordano

O Programa de Pós-Graduação em Geografia do Campus de Aquidauana tem alicerçado suas duas linhas de pesquisas: Espaço, Ensino e Representação; e Dinâmica Natural e Análise Socioambiental, por meio de publicações que buscam contribuir com o conhecimento científico e, sobretudo, com os desafios enfrentados pela sociedade atual. Nesse sentido, nos meses de junho e julho de 2020, pesquisas desenvolvidas por docentes permanentes e mestres egressos do PPGGEO/CPAQ foram destaques em periódicos científicos conceituados no âmbito da Geografia.

O volume 24, número 1 (2020), da Revista Ciência Geográfica, periódico editado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Seção Bauru – SP, apresenta, dentre outros, o artigo “OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFMS, CÂMPUS DE AQUIDAUANA: A AULA DE CAMPO COMO PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR”, de autoria dos pesquisadores Lucy Ribeiro Ayach (PPGGEO/CPAQ), Ricardo Lopes Batista (PPGGEO/CPAQ) e Fernando Rodrigo Farias (CPAQ). O artigo aborda o desafio da formação dos professores de Geografia, e como o uso das atividades de campo como perspectiva interdisciplinar é primordial ao enriquecimento da formação docente.

A análise apresentada reforça os desafios para a formação de professores de Geografia, com enfoque na estrutura e atuação do curso de Geografia da UFMS/Câmpus de Aquidauana, na busca de uma formação qualitativa, tendo como um dos pilares metodológicos a atividade de campo em perspectiva interdisciplinar, dada a exigência de integração que a ciência geográfica possui.

Mapas Mentais – Localização da Escola Indígena

Já no volume 10, número 19 (2020), da Revista Brasileira de Educação em Geografia foi publicado o artigo intitulado “CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:   REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO VIVIDO NO CONTEXTO INDÍGENA”, de autoria da mestre egressa Geni Martins Mesquita e da docente permanente do PPGGEO/CPAQ  Eva Teixeira dos Santos. O artigo analisa o potencial da utilização das metodologias ativas e, neste contexto, dos   mapas mentais no ensino de Geografia para o aluno  do  6º  Ano  do  ensino  fundamental  em  uma  Escola  Indígena  do  Município  de Aquidauana  –  MS. A pesquisa permite que se verifique que  a  Geografia  pode  ser  estudada  de  maneira  mais  flexível  e  atraente  para  os  alunos,  deixando-os  livres  para  representar  da  maneira  que  sentem  e  vivem  o  espaço  onde  moram,  e  até mesmo buscando no seu inconsciente respostas às suas próprias indagações.

Alternativas utilizadas para o ensino durante a Pandemia,por Unidades da Federação-Brasil

Por fim, a Edição Especial – COVID-19 da Hygeia – Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, publicou o artigo “COVID 19 E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE BRASIL E CUBA”, de autoria de Eva Teixeira dos Santos (PPGGEO/CPAQ), Eros Salinas Chavez (Universidade de Havana), Anderson Antonio Molina da Silva (PPGGEO/CPAQ), Geovandir André Lordano (PPGGEO/CPAQ), Lucy Riberio Ayach (PPGGEO/CPAQ), Vicentina Socorro da Anunciação (PPGGEO/CPAQ) e Ricardo Lopes Batista (PPGGEO/CPAQ). O escrito apresenta os efeitos da pandemia na área da educação no contexto espacial do Brasil e de Cuba, atentando para o período da chegada da pandemia nas Américas, identificando os efeitos positivos e negativos de medidas adotadas, considerando que o processo de aprendizagem depende diretamente do bem-estar, da saúde física e mental de alunos, professores e familiares.

Os artigos completos podem ser acessados nos Links:

OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFMS, CÂMPUS DE AQUIDAUANA: A AULA DE CAMPO COMO PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA:   REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO VIVIDO NO CONTEXTO INDÍGENA

COVID 19 E OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE BRASIL E CUBA