Serviço Público Federal
Ministério da Educação
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
EDITAL N° 7, DE 3 DE OUTUBRO DE 2018.
Processo Seletivo 2019.1
A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, por
meio da Coordenadora de curso do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em
Geografia, torna público o presente Edital que tem por objeto a abertura de inscrições
para o Processo Seletivo visando à seleção de candidatos para preenchimento de vagas
no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Geografia, Curso de Mestrado, do
Campus de Aquidauana, com 10 (dez) vagas e ingresso no primeiro semestre letivo de
2019.
1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1. O Processo Seletivo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e
conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso e
composta de professores do Curso.
1.2. As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pelos telefones (67) 3241-
0451/0452 ou pelos e-mails: ppggeo.cpaq@ufms.br e secppgg.cpaq@ufms.br.
1.3. O Processo Seletivo destina-se a classificar candidatos portadores de diploma de
Graduação em Geografia e/ou área afim, devidamente registrado, se obtido no
Brasil, ou revalidado, se obtido no exterior, ressalvado o disposto no item 1.3.1.
1.3.1. A aceitação de candidatos com diploma de graduação expedido por
instituição estrangeira não revalidado seguirá o disposto no Art. 54 do
Regimento Geral da UFMS.
1.3.2. O candidato acadêmico do último ano/semestre de curso de graduação, se
selecionado, deverá apresentar diploma de graduação ou equivalente no
ato de matrícula.
1.3.3. O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos
abaixo no ato de matrícula no curso:
a) certidão de nascimento ou casamento, diploma, histórico escolar ou
equivalente apostilados no caso de sua origem ser de um país signatário
da Convenção de Haia, ou autenticado por autoridade consular
competente, no caso de país não signatário;
b) passaporte e visto temporário com prazo de validade de acordo com a
Resolução normativa/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;
c) comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante,
entregue junto à autoridade consular brasileira, de que possui seguro
saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de
estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em
instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil;
d) apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o
Brasil, contemplando além de despesas relativas a eventuais problemas
de saúde, translado do aluno caso ocorra óbito no exterior; e
e) tradução juramentada de todos os documentos em línguas não hispânicas.
1.4. O candidato fica ciente de que independente da sua graduação a proposta de
estudos declarada por meio do anteprojeto de pesquisa deverá necessariamente
estar vinculada a uma das linhas de pesquisa do Curso.
1.5. As atividades de ensino ocorrerão nas instalações do Curso em turno integral, de
segunda a sexta-feira. As atividades de pesquisa e orientação desenvolver-se-ão
em turno integral.
1.6. A distribuição das vagas obedecerá ao estabelecido a seguir.
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Rua Oscar Trindade Barros, 740, Serraria, Aquidauana - MS 79200-000 / Brasil.
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Área de concentração Vagas
Ampla
Concorrênci
a
Vagas
Ações
Afirmativas
*
Linhas de
Pesquisa
Orientador
Análise Socioambiental
dos Domínios Cerrado e
Pantanal
9 1
Dinâmica
Natural e
Análise
Socioambiental
Edna Maria Facincani
Emerson Figueiredo
Leite
Lucy Ribeiro Ayach
Vitor Matheus Bacani
Valter Guimarães
Espaço, Ensino
e
Representação
Eva Teixeira dos
Santos
Jaime Ferreira da
Silva
Paulo Roberto Joia
Vicentina Socorro da
Anunciação
Total de Vagas 10
*Ações Afirmavas para negros, indígenas e pessoas com deficiências (Resolução
222/2018 Copp/UFMS).
1.7. Serão destinadas nove (9) vagas a ampla concorrência, as quais serão
distribuídas nas duas linhas de pesquisa.
1.8. Será destinada uma (1) vaga para candidatos inscritos para as vagas de Ações
Afirmativas autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência.
1.8.1. Considera-se negro, indígena e pessoa com deficiência, para os fins
deste edital, o candidato que se autodeclarar como tal, em documento de
autodeclaração, conforme modelo anexo X, encaminhado no ato da inscrição no
processo seletivo.
1.8.2. Poderá concorrer às vagas reservadas a candidatos negros aquele que se
autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição no processo seletivo, conforme o
quesito cor ou raça, utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE).
1.8.3. O candidato que se autodeclarar pessoa com deficiência deverá
apresentar laudo médico de especialista em sua área de deficiência (original ou
fotocópia autenticada em cartório) atestando a espécie e o grau da deficiência,
com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional
de Doenças (CID) vigente, bem como o devido enquadramento na categoria de
deficiência prevista no art. 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.
1.8.4. Os candidatos inscritos autodeclarados negros, indígenas e pessoa com
deficiência , concorrerão entre si a vaga destinada as Ações Afirmativas.
1.8.5. Os candidatos inscritos para as vagas de Ações Afirmativas
autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência realizarão as mesmas
etapas de seleção dos candidatos inscritos a ampla concorrência, subordinados,
assim, aos mesmos critérios de avaliação e de classificação.
1.8.6. Os candidatos inscritos para as vagas de Ações Afirmativas
autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência, assim como os
candidatos de ampla concorrência, estarão submetidos a todos os itens
normativos e disciplinares deste edital.
1.9. O candidato que se autodeclarar negro ou indígena deverá participar das Bancas
de Avaliação, Verificação e/ou Validação da Veracidade da Autodeclaração
Prestada, seguindo o disposto na Resolução nº 7, Coun, de 29 de janeiro de 2018.
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1.9.1. O candidato que apresentar informações falsas será eliminado do
Processo Seletivo.
1.10 Os nove (9) primeiros candidatos classificados para as vagas destinadas a
ampla concorrência e o primeiro classificado entre os candidatos inscritos para
as vagas de Ações Afirmativas autodeclarados negros, indígenas e pessoa com
deficiência farão jus as vagas deste edital.
1.11Em caso de insuficiência de candidatos aprovados para vaga destinada a inscritos
para as vagas de Ações Afirmativas autodeclarados negros, indígenas e pessoa
com deficiência, poderá, a critério do colegiado de Curso, ser convocado o
candidato aprovado subsequente ao número de vagas, se houver, entre os
candidatos da ampla concorrência.
1.12 Em caso de insuficiência de candidatos aprovados para as vagas destinadas a
inscritos em Ampla Concorrência, poderá, a critério do colegiado de Curso, ser
convocado o candidato aprovado subsequente ao número de vagas, se houver,
entre os candidatos inscritos a vaga destinada as Ações Afirmativas
autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência.
1.13 Poderá, a comissão de Seleção, em caso de anteprojeto ser inscrito em linha de
pesquisa diferente da qual realmente pertença, fazer a readequação do
anteprojeto à linha de pesquisa pertinente, sem que isto cause prejuízos aos
demais candidatos.
2.DAS INSCRIÇÕES
2.1. As inscrições ficarão abertas pelo Portal de Pós-Graduação
www.posgraduacao.ufms.br, da 0h do dia 02/01/2019 às 16h do dia 25/01/2019,
selecionando-se o Mestrado em Geografia (Aquidauana).
2.1.1. Para efetivar a inscrição, o candidato deve encaminhar a
documentação descrita no item 2.2 online, via portal, no ato da inscrição.
2.1.2. A isenção da taxa de inscrição seguirá a Lei 12.799, de 10 de
abril de 2013. Os pedidos de isenção devem ser entregues ou chegar por
Sedex na secretaria de Curso até o dia 11/01/2019, conforme formulário
anexo II. Os pedidos recebidos fora do prazo serão indeferidos. O candidato
que atender somente ao inciso I do Parágrafo Único do Art. 1º da referida lei
poderá ter isenção parcial.
2.1.3.A relação de isenções deferidas e indeferidas será divulgada a dia
16/01/2019 no site https://ppggeografiacpaq.ufms.br . O candidato com
isenção indeferida poderá interpor recurso em até 24 horas após a
divulgação do resultado, utilizando o formulário anexo IX. O recurso
deve ser entregue em uma via na Secretaria do Curso, ou enviando no e-
mail: secppgg.cpaq@ufms.br, e será julgado pela Comissão de Seleção. O
resultado da análise dos recursos será divulgado na página do Programa
https://ppggeografiacpaq.ufms.br .
2.1.4. O candidato com Necessidades Especiais que necessite de
atendimento diferenciado deverá indicar no formulário de inscrição, em
campo próprio, a sua necessidade, especificando o tipo de atendimento
que a Instituição deverá dispensar no local das provas para garantir a sua
participação no Processo Seletivo. O candidato também poderá requerer,
se necessário, tempo adicional, limitado a 60 minutos, para a realização
das provas, conforme previsto no Artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de
06/06/2015.
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2.1.5. O candidato que solicitar atendimento diferenciado deverá
entregar, no ato da inscrição, junto aos documentos descritos no item 2.2,
pedido direcionado à Comissão de Seleção, conforme o anexo III,
anexando cópia de laudo médico com expressa referência ao código
correspondente da Classificação Internacional de Doença CID e que
indique a necessidade de tal atendimento.
2.1.6. O procedimento descrito nos itens 2.1.4 e 2.1.5 também será
utilizado para que a Comissão adote critérios nas provas escritas,
discursivas ou de redação, quando houver, para avaliação da Produção
Textual Escrita considerando a singularidade linguística da pessoa com
deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa, nos
termos do Artigo 30, inciso VI, da Lei nº 13.146 de 06/06/2015.
2.1.7. A solicitação de atendimento diferenciado será atendida dentro
das possibilidades técnicas da UFMS, condicionada à avaliação e ao
parecer favorável pela Comissão de Seleção.
2.1.8. O candidato deve estar ciente de que as informações prestadas,
sobre a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado,
devem ser exatas e fidedignas, sob pena de responder por crime contra a
fé pública e de ser eliminado do Processo Seletivo.
2.1.9. Nos termos do Artigo 27 do Decreto 3.298 de 20/12/1999, o
não cumprimento, pelo candidato com Necessidades Especiais, ao que
prevê os itens 2.1.4 e 2.1.5, desobriga a UFMS ao atendimento da
solicitação de atendimento diferenciado.
2.1.10. Vigora, em todos os efeitos deste Edital, o horário do Estado de Mato Grosso
do Sul.
2.1.11. Segue abaixo o endereço da Secretaria de Curso
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
GEOGRAFIA/CPAQ
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
R. Oscar Trindade de Barros, 740 – Bairro Serraria
79200-000 – AQUIDAUANA, Mato Grosso do Sul
2.2. Os documentos necessários para a realização da inscrição são os seguintes:
a) comprovante de inscrição assinado, impresso a partir do Portal
www.posgraduacao.ufms.br;
b) comprovante original de pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 100,00
(cem reais), ou R$ 50,00 (cinquenta reais) para os candidatos que tiveram isenção
parcial deferida. A Guia de Recolhimento da União (GRU), com data de
vencimento até o dia 25/01/2019, deverá ser gerada assim que o candidato
finalizar sua inscrição no Portal www.posgraduacao.ufms.br;
c) três cópias do Currículo Lattes impresso a partir de http://lattes.cnpq.br;
d) cópia dos comprovantes dos itens a serem pontuados no currículo, dos últimos
cinco anos (2014-2018), conforme Lista para Análise de Currículo, disponível no
anexo V. Para comprovar publicação de artigo, anexar cópia da capa da revista e
da primeira e última página do artigo ou com o aceite da revista. Os itens não
comprovados não serão pontuados;
e) três cópias impressas do anteprojeto de pesquisa que deverá ter até 15 páginas,
modelo disponível no anexo VI, e estar de acordo com o item 2.3 deste Edital;
f) uma cópia da carta de apresentação/intenções, anexo VII;
g) uma foto 3x4 recente;
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h) uma cópia do documento de identidade oficial legível, frente e verso, somente
para brasileiros;
i) uma cópia do CPF;
j) uma cópia do Título de Eleitor e do comprovante de quitação com a Justiça
Eleitoral, somente para brasileiros;
k) uma cópia do Certificado de Reservista, somente para brasileiros do sexo
masculino;
l) uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
m) uma cópia do Passaporte, somente para estrangeiros;
n) uma cópia autenticada do histórico escolar e do diploma de graduação, certidão,
declaração ou equivalente, frente e verso, para candidatos graduados; e
o) uma cópia do histórico escolar e do documento oficial emitido por Instituição
com curso de graduação reconhecido pelo MEC em que se comprove estar o
candidato em condições de concluir o respectivo curso de graduação até o prazo
previsto para matrícula, somente para candidatos acadêmicos do último ano de
curso de graduação.
p) formulário de autodeclaração, para os candidatos inscritos as vagas de Ações
Afirmativas autodeclarados negros, indígenas e pessoa com deficiência (NID).
2.3. O anteprojeto de pesquisa impresso, de acordo com as instruções do modelo, não
deve ser assinado, rubricado, nem conter qualquer nome, palavra, marca,
caractere ou indicação do candidato e orientador que permita a identificação do
candidato perante a Comissão de Seleção, sob pena de indeferimento da
inscrição ou eliminação do Processo Seletivo a qualquer momento.
2.4. Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deve recolher o valor de
inscrição somente após tomar conhecimento dos requisitos e das condições
exigidos para o Processo Seletivo.
2.4.1. Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em caixa
eletrônico, pelo correio, fac-símile, transferência ou depósito em conta-
corrente, DOC, ordem de pagamento, condicionais, extemporâneas ou por
quaisquer outros meios que não os estabelecidos neste Edital.
2.4.2. Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências
bancárias na localidade em que se encontra o candidato, a GRU deverá ser
paga antecipadamente à data de seu vencimento.
2.4.3. Em nenhuma hipótese será devolvido o valor da taxa de inscrição.
2.4.4. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão
de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições não
recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de
comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de
energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou
meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.
2.5. No dia 30/01/2019, o candidato poderá conferir na página do Programa
(https://ppggeografiacpaq.ufms.br) a relação de inscrições deferidas e indeferidas.
2.6. O candidato com a inscrição indeferida poderá interpor recurso em até 24 horas após
a divulgação do resultado, devendo utilizar o formulário conforme anexo IX. O
recurso deve ser entregue em uma via na Secretaria do Curso, ou enviando no e-
mail: secppgg.cpaq@ufms.br, e será julgado pela Comissão de Seleção. O resultado
da análise dos recursos será divulgado na página do Programa
(https://ppggeografiacpaq.ufms.br).
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2.7. No dia 01/02/2019, será disponibilizada no na página do Programa
(https://ppggeografiacpaq.ufms.br) a relação definitiva das inscrições deferidas e
indeferidas.
3.DAS ETAPAS DE SELEÇÃO
3.1. O Processo Seletivo constará de etapas de caráter eliminatório (E) e
classificatório (C), as quais deverão ser realizadas, concomitantemente, por todos
inscritos para as vagas destinadas a Ampla Concorrência e candidatos inscritos
para as vagas de Ações Afirmativas a, obedecendo à tabela abaixo.
Etapa
Caráte
r
Pes
o
Data Local Horário
Duraçã
o
Resultado
1
E C
Análise do
anteprojeto de
pesquisa
X X 2 04 e 05/02
**
- - 05/02
Defesa do
anteprojeto de
pesquisa
X X 2 08 e 11/02
2
Sala B15
A partir
das 8h
- 11/02
Prova escrita X X 3 14/02 Sala B15 8h 3h 15/02
Prova de suficiência X X 2 20/02 Sala B15 8h 3h 20/02
Pontuação do
currículo
X 1 20/02 ** - - 20/02
Resultado Final 22/02
** Etapa sem presença do candidato.
1
Os resultados serão divulgados na página do Programa (https://ppggeografiacpaq.ufms.br),
até às 17h do respectivo dia.
² Será divulgado em 06/02/2019, na página do Programa (https://ppggeografiacpaq.ufms.br) e
na secretaria do Curso, o agendamento para a etapa de defesa do anteprojeto de pesquisa que,
impreterivelmente, será realizada em até dois (2) dias dependendo do número de candidatos.
3.2. 1ª etapa – Análise do anteprojeto de pesquisa:
3.2.1. Na análise do anteprojeto de pesquisa, será eliminado do
Processo Seletivo o candidato que não observar a temática das linhas de
pesquisa, e serão considerados os seguintes critérios:
a) conteúdo e forma do anteprojeto e adequação à linha de pesquisa;
b) relevância e viabilidade de execução do anteprojeto de pesquisa.
3.2.2. O anexo VI contém o modelo para o anteprojeto que deverá ter
até 15 páginas.
3.2.3. Será atribuída nota de zero a dez nesta etapa.
3.2.4. Será considerado habilitado nesta etapa o candidato que obtiver
nota igual ou superior a sete.
3.2.5. Esta etapa terá peso 2 na pontuação final.
3.3. 2ª etapa – Defesa do anteprojeto de pesquisa:
3.3.1. Nesta etapa, o candidato deverá apresentar domínio de seu
anteprojeto de pesquisa e da temática proposta.
3.3.2. O candidato deverá ser claro e objetivo, sem omitir quaisquer
informações solicitadas pela Comissão em relação ao seu anteprojeto de
pesquisa e defesa do cronograma de desenvolvimento do anteprojeto.
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3.3.3. Esta etapa será gravada.
3.3.4. Será atribuída nota de zero a dez nesta etapa.
3.3.5. Será considerado classificado nesta etapa o candidato que
obtiver nota igual ou superior a sete.
3.3.6. O candidato que não comparecer no horário agendado, para sua
defesa do anteprojeto de pesquisa, não poderá realizá-la em outra
oportunidade, resguardados os casos em que imprevistos acometam a
própria Comissão de Seleção.
3.3.7. Esta etapa terá peso 2 na pontuação final.
3.4. 3ª etapa – Prova escrita:
3.4.1. A prova escrita versará sobre um tema relativo às linhas de
pesquisa em Dinâmica Natural e Análise Socioambiental e, Espaço,
Ensino e Representação, a ser sorteado pela Comissão de Seleção. O
sorteio do tema ocorrerá na presença de todos os candidatos no dia e
horário estabelecidos para a realização da prova escrita.
3.4.2. O anexo XI contém uma lista de temas para prova escrita.
3.4.3. O candidato deverá demonstrar no conteúdo e na forma do texto
a ser elaborado o domínio teórico do tema sorteado, bem como das
normas para produção de texto na língua portuguesa padrão.
3.4.4. Quando da correção das provas dos candidatos portadores de
necessidades especiais que tiveram sua solicitação deferida para
atendimento diferenciado, a Comissão de Seleção deverá observar o que
estabelece o item 2.1.6.
3.4.5. Será atribuída nota de zero a dez nesta etapa.
3.4.6. Será considerado habilitado nesta etapa o candidato que obtiver
nota igual ou superior a sete.
3.4.7. O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar a leitura pública
da prova escrita, na mesma data da realização da prova escrita, às 13
horas, no auditório da Unidade II/CPAQ.
3.4.8. Esta etapa terá peso 3 na pontuação final.
3.5. 4° etapa - Prova de suficiência:
3.5.1. A prova de suficiência em língua inglesa, espanhola ou francesa
constará de tradução de textos temáticos referentes à área de geografia
e/ou de questões sobre o texto, sendo permitido o uso de dicionário.
3.5.2. Será atribuída nota de zero a dez nesta etapa.
3.5.3. Para candidatos estrangeiros, a prova de suficiência deverá ser em
língua diferente da falada em seu país de origem.
3.5.4. Será considerado habilitado nesta etapa o candidato que obtiver
nota igual ou superior a sete.
3.5.5. Esta etapa terá peso 2 na pontuação final.
3.6. 5ª etapa – Pontuação do currículo:
3.6.1. A análise de currículo será baseada na Lista para Análise de
Currículo, anexo V, com fins classificatórios.
3.6.2. Esta etapa terá peso 1 na pontuação final.
3.7. Observações gerais:
3.7.1. Para a realização das etapas, o candidato deverá comparecer ao
local designado com antecedência mínima de quinze minutos, portando
documento de identidade original, ou formulário de identificação
especial, disponível no anexo VIII.
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3.7.2. Ao candidato será permitida a realização das etapas
presenciais em respectiva data, local e horário definidos neste Edital ou
em convocação.
3.7.3. O horário de início poderá sofrer atraso por motivos
justificáveis, sem acarretar em prejuízo de sua duração.
3.7.4. O não comparecimento em data, horário e local previstos neste
Edital, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato
e resultará em sua eliminação do Processo Seletivo.
3.7.5. Motivará a eliminação do candidato do Processo Seletivo, sem
prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a
quaisquer das normas definidas neste Edital ou a outros relativos ao
Processo Seletivo, aos comunicados ou às instruções ao candidato, bem
como o tratamento incorreto e descortês a qualquer pessoa envolvida na
seleção.
3.7.6. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira
responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade
com as instruções específicas que lhe forem dadas. A Folha de Respostas
não poderá ser assinada, rubricada, nem conter qualquer palavra, marca
ou caractere que permita a identificação do candidato perante a Comissão
de Seleção, sob pena de sumária desclassificação e/ou eliminação do
candidato.
3.7.7. As provas dos candidatos aprovados e reprovados serão
arquivadas, ficando, contudo, assegurado o direito de acesso às mesmas
por meio do pedido de vistas no prazo estabelecido, neste edital, para
solicitação de recursos.
4.DOS RECURSOS
4.1. O candidato poderá requerer recurso em até 24 horas após a divulgação do
resultado de cada etapa, ou no próximo dia útil em caso de divulgação de
resultado em data que anteceda feriado ou finais de semana, devendo utilizar o
formulário disponível no anexo IX. Admitir-se-á um único recurso por
candidato, a ser entregue em uma via, na Secretaria de Curso, ou enviando no e-
mail: secppgg.cpaq@ufms.br. O resultado da análise dos recursos será divulgado
na página do Programa (https://ppggeografiacpaq.ufms.br).
5.DA CLASSIFICAÇÃO
5.1. Os candidatos habilitados serão classificados em ordem decrescente da nota final
(NF), calculada a partir da soma das notas das etapas classificatórias,
considerando os respectivos pesos.
5.2. A nota final (NF) do candidato, apurada pela Comissão de Seleção, será obtida
pela fórmula:
NF = (Análise do Anteprojeto de Pesquisa x 2) + (Defesa do Anteprojeto de
Pesquisa x 2) + (Prova de Escrita x 3) + (Prova de Suficiência x 2) +
(Pontuação do Currículo x 1)
5.3. Como critério de desempate, na hipótese de igualdade de nota final, terá
preferência, sucessivamente, o candidato que:
a) obtiver maior pontuação na prova escrita;
b) obtiver maior pontuação na análise de currículo.
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5.4. O resultado final será divulgado na página do Programa
(https://ppggeografiacpaq.ufms.br ) no dia 22/02/2019, ao qual caberá recurso
nos termos do item 4.1.
6.DA HOMOLOGAÇÃO
6.1. O resultado final do Processo Seletivo, depois de decididos todos os recursos
interpostos, será homologado pelo Colegiado de Curso por meio de Resolução,
publicada no Boletim de Serviço da UFMS e divulgada na Secretaria de Curso
ou na página do Programa (https://ppggeografiacpaq.ufms.br ) a partir do dia
26/02/2019.
7.DAS DEMAIS DATAS
DATAS* EVENTOS
1º a 06/03/2019 Matrícula online de alunos regulares pelo Portal
11/03/2019 Início das aulas
* Estas datas são definidas no calendário acadêmico da pós-graduação stricto sensu.
8.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1. Os itens constantes do Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou
acréscimos, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser
publicado.
8.2. O prazo deste Edital termina em trinta dias após o período de matrículas. Em
caso de desistência, ou da não efetivação de matrícula por parte do candidato,
poderão ser convocados candidatos habilitados no Processo Seletivo de acordo
com a classificação. A Comissão de Seleção, no entanto, reserva-se o direito de
não preencher as vagas previstas.
8.3. Será desclassificado e excluído do Processo Seletivo o candidato que, sendo
concluinte de curso de graduação, não apresentar comprovante de conclusão de
curso na matrícula.
8.4. O aluno matriculado deverá manter atualizados seus dados pessoais, meios de
contato e seu endereço até o final dos estudos, na Secretaria de Curso.
8.5. Não será permitido ao aluno selecionado o trancamento de matrícula no primeiro
semestre letivo.
8.6. Os candidatos não aprovados terão o prazo de trinta dias, a contar da matrícula,
para retirar os documentos comprobatórios de sua inscrição. Findado o prazo, os
documentos não retirados serão descartados.
8.7. A aprovação na Seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo a qual
dependerá das cotas recebidas pelo Programa, das Agências Financiadoras, das
normas dessas agências e das normas do próprio Programa.
8.8. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso, no
âmbito de sua competência.
EVA TEIXEIRA DOS SANTOS,
Coordenadora de Curso.
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ANEXO – I
PROCURAÇÃO
PROCESSO SELETIVO 2019/1
Candidato: Utilize esta procuração para protocolar inscrição de acordo com a
necessidade e/ou conveniência.
_______________________________________________________________ filho de
__________________________________________________________________ e de
_________________________________________________________ nascido aos
________ dias do mês de __________________________ de _________, na cidade de
_______________________________________ Estado de (sigla) _______,
domiciliado/a e residente na rua
__________________________________________________ nº. ________,
complemento _______________________, bairro
__________________________________, na cidade de
___________________________________________ Estado de (sigla) _______,
portador do documento de identidade RG ______________________ expedido por
________________, em ____/_____/_______, CPF n.º______.______.______ - ____
pela presente nomeia e constitui seu bastante procurador(a)
_________________________________________________________________
brasileiro/a, domiciliado/a e residente na rua
____________________________________ nº. ________, complemento
_______________________, bairro __________________________________, na
cidade de ___________________________________________ Estado de (sigla)
_______, portador do documento de identidade RG _________________________
expedido pelo ______________, em ____/_____/_______, CPF
n.º______.______.______ - ____, para fim específico de INSCRIÇÃO assumindo
total responsabilidade pelo que seu presente procurador vier a efetivar.
_____________________ (cidade), ____ de ___________________ de 20__.
_____________________________ _______________________
Candidato/a Procurador(a)
Tel. Tel.
Cel. Cel.
e-mail e-mail
* Obs.: Não é necessário reconhecer firma em Cartório.
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Apresentar Documento de Identidade Oficial do Procurador.
O candidato e/ou seu procurador são responsáveis pelas informações prestadas na
inscrição, arcando o candidato e/ou seu procurador com as consequências de eventuais
erros de preenchimento.
ANEXO – II
PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
PROCESSO SELETIVO 2019/1
Candidato: Leia a Lei 12.799, de 10 de abril de 2013 antes de submeter seu pedido. Ao
candidato que comprovar o inciso I do Parágrafo Único do Art. da referida lei será
assegurada isenção parcial de 50% do valor da taxa.
Processo Seletivo: Programa de Pós-Graduação em Geografia - CPAQ
Nome do candidato:
Nº de Inscrição:
Área de Concentração:
Linha de Pesquisa:
Comprovantes anexados:
( ) renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
( ) ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista
integral em escola da rede privada.
DECLARAÇÃO DE HIPOSSUFICIÊNCIA FINANCEIRA
Declaro, para efeito de solicitação de concessão da isenção de pagamento de
taxa de inscrição do Processo Seletivo 2019.1 – Mestrado em Geografia, que apresento
condição de hipossuficiência financeira, nos termos da Lei 12.799 de 10 de abril de
2013.
Declaro também estar ciente de que a veracidade das informações e
documentações apresentadas é de minha inteira responsabilidade, podendo a Comissão
do Processo Seletivo, em caso de fraude, omissão, falsificação, declaração não idônea,
ou qualquer outro tipo de irregularidade, proceder o cancelamento da inscrição e
automaticamente a eliminação do Processo Seletivo, podendo adotar medidas legais
contra minha pessoa, inclusive a de natureza criminal.
_____________________________,______ de _______ de 201__.
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_______________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO
ANEXO - III
SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA
PROCESSO SELETIVO 2019/1
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-
Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
À Comissão de Seleção - Mestrado em Geografia
Eu,________________________________________________________, inscrito sob
o nº__________________ e nos termos do Artigo 27 do Decreto nº 3.298 de
20/12/1999, solicito atendimento diferenciado conforme segue:
Tipo de deficiência:
Tipo de atendimento especial:
Tempo adicional: sim ( ) nos termos do artigo 30, inciso V, da Lei nº 13.146 de
06/06/2015.
não ( ).
Data:
Nº de Inscrição:
Assinatura:
Instruções para o Programa de Pós-Graduação:
1 Protocolar horário de recebimento da solicitação.
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2 Cortar na linha tracejada.
3 Entregar a parte superior a Comissão de Seleção para análise.
ANEXO - IV
FICHA DE INSCRIÇÃO – ESTRANGEIRO
PROCESSO SELETIVO 2019/1
NOME COMPLETO:
NACIONALIDADE:
DATA DE NASCIMENTO: / /
CIDADE/PROVÍNCIA:
ESTADO/DEPARTAMENTO:
Nº DO PASSAPORTE: DATA DE EMISSÃO: / /
LOCAL DE EMISSÃO: VALIDADE: / /
Nº DE REGISTRO GERAL NO PAÍS DE ORIGEM (SE HOUVER):
NOME DA MÃE:
NOME DO PAI:
ENDEREÇO COMPLETO (Rua, número, bairro, complementos):
CIDADE/PROVÍNCIA: ESTADO/DEPARTAMENTO:
CÓDIGO POSTAL:
PAÍS:
TELEFONE DE CONTATO FIXO COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI):
TELEFONE DE CONTATO MÓVEL COM CÓDIGO INTERNACIONAL DE CHAMADAS (DDI):
ASSINALE UMA DAS LINHAS DE PESQUISA DO MESTRADO EM GEOGRAFIA – ÁREA
DE CONCENTRAÇÃO ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DOS DOMÍNIOS CERRADO E
PANTANAL:
(1) DINÂMICA NATURAL E ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL
(2) ESPAÇO, ENSINO E REPRESENTAÇÃO
OBSERVAÇÕES (SE HOUVER):
ASSINATURA:
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ANEXO - V
LISTA PARA ANÁLISE DE CURRÍCULO
TÍTULOS
VALOR DE
CADA TÍTULO
Área de
Geograa
QUANTIDADE
DE TÍTULOS
PONTUADOS
VALOR DE
CADA TÍTULO
Área Am
QUANTIDADE
DE TÍTULOS
PONTUADOS
VALOR
MÁXIMO
DOS
TÍTULOS
PONTUAÇÃ
O TOTAL
ATRIBUÍDA
a) Certicado de conclusão
de Curso de Pós-graduação,
em nível de especialização,
na área de Geograa ou
áreas ans, com carga
horária mínima de 360
(trezentas e sessenta)
horas, de acordo com a
Resolução CNE/CES 1, de
03/04/2001.
0,5
0,25
1,0
b) Exercício de magistério
em curso de Ensino
Superior ou exercício de
Atividade Prossional na
área de geograa e/ou
áreas ans, por semestre
letivo. Para efeito de
pontuação, não será
considerada fração de
semestre.
0,5
0,25
2,0
c) Publicações de artigos
cientícos completos de
interesse para a área de
geograa e áreas ans, com
Qualis e/ou Conselho
Editorial (não serão aceitos
resumos).
0,5
0,25
4,0
d) Publicação de livro
didático/técnico ou capítulo
de livro didático/técnico de
interesse para a área de
geograa e/ou áreas ans,
de autoria exclusiva do
candidato ou de coautoria.
1,0
0,5
5,0
e) Apresentação de painéis,
artigos ou comunicações
em eventos cientícos.
0,25
0,25
2,0
f) Participação em Iniciação
Cientíca PIBIC (UFMS e
CNPq), PET ou PIBID,
devidamente comprovada
(por semestre letivo).
0,5
0,25
3,0
g) Trabalhos completos em
anais de eventos
internacionais, nacionais e
regionais da área de
Geograa ou áreas ans
(não serão aceitos
resumos).
0,5
0,25
3,0
TOTAL
-
--
20,0
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ANEXO – VI
MODELO DE ANTEPROJETO DE PESQUISA
PROCESSO SELETIVO 2019/1
Obs.: Este documento não pode ter nenhum tipo de identificação, conforme o
item 2.3 do Edital. Caso isso ocorra, o projeto será indeferido.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CAMPUS DE AQUIDAUANA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
Número de Inscrição:
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal
LINHA DE PESQUISA:
( ) Dinâmica Natural e Análise Socioambiental
( ) Espaço, Ensino e Representação
1 TÍTULO DO ANTEPROJETO
Deve ser escrito em caixa alta sem negrito e centralizado.
2 ANTECEDENTES E JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA A SER ABORDADO
Deverá justificar a relevância e a viabilidade de execução do trabalho.
3 OBJETIVOS
3.1. Objetivo Geral
3.2. Objetivos Específicos
4 REVISÃO DA LITERATURA
Deverá conter uma revisão da literatura sobre o tema de investigação.
5 METODOLOGIA
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Deverá ser descrita com sujeito(s) e/ou amostra(s), procedimentos a serem
realizados, procedimentos de coleta e análise de dados.
6 ATIVIDADES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
2019 2020
AÇÕES/ETAPAS M A M J J A S O N D J F
2020 2021
AÇÕES/ETAPAS M A M J J A S O N D J F
7 RESULTADOS ESPERADOS, PRODUTOS E AVANÇOS
Deverá conter os resultados esperados com o desenvolvimento da Pesquisa.
8 IMPACTOS E BENEFÍCIOS ESPERADOS PARA MATO GROSSO DO SUL
Deverá descrever os principais benefícios esperados a partir do
desenvolvimento do anteprojeto.
9 REFERÊNCIAS
Relacionar, segundo a ABNT, a literatura efetivamente citada no Plano de Pesquisa.
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Para preenchimento da Comissão de Seleção
Deferido: ( )
Indeferido: ( )
Observações:
AQUIDAUANA, _______ de ________________ de 2019.
__________________ _____________________ ____________________
Avaliador 1 Avaliador 2 Avaliador 3
OBS.:
Deve ser grampeado, impressão em A4.
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ANEXO - VII
MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO / INTENÇÕES
PROCESSO SELETIVO 2019/1
Eu, ______________________________________________________, candidato(a)
ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Geografia da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, apresento a
seguir minhas intenções em relação ao Curso. O candidato deve explicitar: (1) os
motivos que o levaram a escolher o PPGEO/CPAQ, as suas expectativas em relação ao
Curso e seus objetivos; (2) definição da(s) linha(s) de pesquisa na qual pretende se
encaixar; e (3) justificativa de suas intenções, com base em suas próprias experiências
na linha de pesquisa.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
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____________________________________________________________________
Indique três opções de professores do Programa de Pós-Graduação em Geografia, que
gostaria de ter como orientador da dissertação.
1ª Preferência:
_____________________________________________________________
2ª Preferência:
_____________________________________________________________
3ª Preferência:
_____________________________________________________________
Indique sua opção em relação à prova de suficiência:
( ) língua inglesa
( ) língua espanhola
( ) língua francesa
Possui vínculo empregatício?
( ) Sim
( ) Não
Caso haja a disponibilidade de distribuição de bolsas de estudo pelo PPGEO/CPAQ,
declaro que:
( ) Tenho interesse
( ) Não tenho interesse
Justifique:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Faria o curso integralmente mesmo que não seja contemplado com bolsas de estudo?
( ) Sim
( ) Não
Justifique:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
____________________, ____ de ______________ de 20__.
________________________
Assinatura do candidato
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ANEXO – VIII
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO ESPECIAL
PROCESSO SELETIVO 2019/1
Candidato: Imprima este formulário caso esteja impossibilitado de apresentar
documento de identidade oficial nas etapas presenciais, por motivo de perda, roubo ou
furto.
Anexe o registro da ocorrência em órgão policial.
Processo Seletivo: Mestrado em Geografia
Nº de Inscrição:
Área de Concentração:
Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal
Linha de Pesquisa:
Nome do candidato:
Nome da mãe:
________________________________, _____/_____/______.
Local Data
Assinatura do Candidato
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ANEXO – IX
REQUERIMENTO DE RECURSO
PROCESSO SELETIVO 2019/1
Candidato: Não preencha este campo. Ele será utilizado pelo Programa de Pós-
Graduação.
Horário de recebimento: _____h_____
Rubrica ou assinatura:
Processo Seletivo: Mestrado em Geografia/CPAQ
Nº de Inscrição:
Área de Concentração: Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal
Linha de Pesquisa:
Objeto do recurso:
(etapa)
Fundamentação e argumentação lógica: (descrever abaixo)
Data:
Nº de Inscrição:
Assinatura:
Instruções para o Programa de Pós-Graduação:
1. Protocolar horário de recebimento do recurso.
2. Cortar na linha tracejada.
3. Entregar a parte superior ao responsável pela análise de recursos.
ANEXO X
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FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO
(Resolução nº 222, Copp, de 31 de agosto de 2018)
Nome:___________________________________________________________
Inscrição:_______________
Declaro ser ....................................................................... (indicar se é negro(a), de cor
preta ou parda, indígena ou pessoa com deficiência) e assumo a opção de concorrer às
vagas no Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu
em .............................................. (indicar nome do PPG), nível................................
(indicar se é mestrado/doutorado), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso
do Sul, por meio do Sistema de Ações Afirmativas para negros(as), indígenas e pessoas
com deficiência, de acordo com os critérios e procedimentos inerentes ao sistema. As
informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade, estando
ciente que poderei responder criminalmente no caso de falsidade. Por ser verdade,
firmo esta declaração.
Assinatura do(a) Candidato(a)
Campo Grande, .......... de ............... de ..................
ANEXO – XI
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TEMAS PARA A PROVA ESCRITA
PROCESSO SELETIVO 2019/1 - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM GEOGRAFIA, CURSO DE MESTRADO - CÂMPUS DE
AQUIDAUANA/MS
Temas:
1. Geotecnologias aplicadas à análise do uso e ocupação nos domínios Cerrado e
Pantanal.
2. Dinâmica das paisagens nos domínios Cerrado e Pantanal.
3. A água no século XXI: Desafios e possibilidades.
4. Técnicas de análise e representação do espaço geográfico.
5. A Ciência Geográfica e sua importância: Principais categorias de análise
espacial.
6. Relação sociedade natureza: ambiente, risco e saúde.
7. A construção do pensamento geográfico: Principais marcos e contribuições.
8. Os desafios da docência no mundo contemporâneo: Considerações sobre o
ensino de Geografia.
Referências:
AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades
paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
AB'SÁBER, A. N. Brasil: Paisagens de Exceção - O litoral e o Pantanal mato-
grossense. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
ALMEIDA, R.; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São
Paulo: Contexto, 1989.
ALVES, G. L.; MERCANTE, M. A.; FAVERO, S. (Orgs.) Pantanal Sul-Mato-
Grossense: ameaças e propostas. São Paulo: Autores Associados, 2012. 201 p.
CASTELLAR, S. (org.). Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTRO, I. E. de, GOMES, P. C. da C., CORREA, R. L. Brasil: questões atuais da
reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e
contextualizações no cotidiano. 10. ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2012. 143 p
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 8. ed. São Paulo, SP:
Ática, 2007. 93 p.
FLORENZANO, T. G. Iniciação em sensoriamento remoto. 3. ed. São Paulo:
Oficina de Textos, 2011-2013. 128 p.
GONÇALVES, C. W. P. A globalização da natureza e a natureza da
globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
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HIRATA, R. VIVIANI-LIMA, J. B. HIRATA, H. A água como recurso. In:
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.)
Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. P. 448-485.
HOGAN, D. J; MARANDOLA JUNIOR, E.; OJIMA, R. População e
ambiente: desafios à sustentabilidade. São Paulo: Blücher, 2010. 105 p.
JENSEN, J. R. Sensoriamento remoto do ambiente: uma perspectiva em recursos
terrestres. São José dos Campos: Parêntese. 2009.
MENDONÇA, Francisco; KOZEL, Salete. Elementos de epistemologia da geografia
contemporânea. Curitiba, PR: Ed. UFPR, 2009.
MIRANDA, Ary Carvalho de. Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro, RJ:
Fiocruz, 2010. 272 p.
MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia
crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
MOREIRA, R. Sociedade e espaço geográfico no Brasil: constituição e problemas
de relação. São Paulo: Contexto, 2011.
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05/10/2018
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